Vegetarianismo: É possível ter uma alimentação balanceada sem carne?

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Quem disse que parar de comer carne é sinônimo de má alimentação está muito errado! O vegetarianismo pode ser saudável e é possível fazer a substituição da carne por outros alimentos com os mesmos nutrientes. Para esclarecer todas as suas dúvidas, conversamos com a Suzana Bonumá, nutricionista e parceira da Leve Gosto, sobre como ter uma dieta equilibrada vetando a carne do prato. Confira!

O que deve ter no prato vegetariano? 

O que as pessoas mais ouvem quando param de comer carne é: “e as proteínas e as vitaminas?”. Mas saiba que a dieta vegetariana pode conter todos os nutrientes se as refeições forem realizadas de forma balanceada com variados alimentos. 

A proteína, por exemplo, pode ser encontrada no tofu, em ovos, nos queijos e nos grãos. As fibras estão em frutas, vegetais, farelos e cereais integrais, e as gorduras saudáveis você encontra no azeite, nas castanhas e nas sementes. 

Suzana diz que, de maneira geral, você pode compor um prato com metade de vegetais, mais 1/4 de grãos (feijão, grão-de-bico, edamame, quinoa) e 1/4 de cereais integrais (arroz integral, 7 cereais, trigo integral). Entretanto, cada pessoa precisa procurar um profissional da área de nutrição para entender a sua necessidade. “Os esportistas, por exemplo, deverão consumir uma proporção maior de carboidratos ou proteínas, dependendo da carga de treino”, explica. 

Quais os riscos de não fazer a substituição correta no vegetarianismo? 

É muito importante que a pessoa que não come carne esteja sempre atenta às substituições de nutrientes encontrados na carne. O desequilíbrio nutricional aumenta o cansaço e o risco de doenças, além da perda da capacidade física e cognitiva.

É necessário fazer reposição com complexo vitamínico?

Os nutrientes da carne podem ser facilmente substituídos por uma alimentação bem balanceada, o que não necessita de uma suplementação alimentar. 

“É importante ficar alerta aos alimentos para obter o ferro, o zinco e a vitamina B12, que podem ser encontrados em vegetais verde escuros e grãos, cereais integrais, leite e derivados e ovos. 

Quem é vegano, que não ingere nenhum tipo de alimento de origem animal, precisa fazer a reposição da vitamina B12, presente exclusivamente no leite, nas carnes e nos queijos. 

Como tornar mais prática as refeições vegetarianas? 

Como já dissemos, a variedade de alimentos na dieta vegetariana é peça-chave para uma alimentação saudável. Agora imagina aliar isso à praticidade de ter seu prato pronto em 5 minutos! 

Foi pensando nisso que a Leve Gosto desenvolveu pratos vegetarianos e veganos para você estar em dia com todos os nutrientes, ter rapidez nas refeições e ainda ter pratos diferentes para dar aquela variada durante a semana!

Conheça nossos pratos e continue seguindo o vegetarianismo com saúde! 

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