Peixe na alimentação: benefícios, como preparar e qual tipo escolher

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Aquele peixinho na semana, além de diferenciar o cardápio, ainda pode ser muito saudável dependendo da forma de preparo! Para dar as dicas de como cozinhá-lo, quais benefícios você pode ter ao inserir o peixe na alimentação e qual tipo escolher, convidamos Tais Rímoli, nutricionista e parceira da Leve Gosto. Confira!

Quais são os benefícios oferecidos pelo peixe na alimentação? 

Os peixes são fontes de ômega 3, ferro, vitamina B12 e D, cálcio, fósforo, iodo e cobalto, além de ser uma excelente fonte de proteína e antioxidantes, que previnem contra o envelhecimento e as doenças crônicas. 

Quando inserido na rotina alimentar, o peixe pode melhorar o sistema imunológico, previne o aparecimento da osteoporose e das doenças cardiovasculares, reduz o risco de aterosclerose (o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias, ajuda a reduzir o colesterol ruim), melhora a memória, previne contra o Alzheimer e ajuda a aliviar os sintomas da artrite. 

Tais sugere que o peixe seja consumido pelo menos duas vezes por semana para obter esses benefícios. 

Como preparar o peixe? 

Para você ter todos esses benefícios do alimento, um alerta: prepare-o sempre cozido, assado, grelhado ou ensopado. Sabemos que peixinho frito e empanado é uma delícia, mas é importante ficar alerta à quantidade que você vai consumi-lo com esses preparos. 

Fique de olho também em temperos prontos. Você pode deixar o peixe saboroso combinando diferentes temperos no preparo. 

Qual peixe escolher? 

Outra vantagem de consumir peixe é que existem diferentes espécies com suas vantagens de textura e sabores, o que deixa ainda mais variado as refeições da semana!

Tais sugere que os diversos tipos de peixes sejam consumidos com preparos diferentes. “Cada alimento é um complexo químico único e quanto mais você diversifica, mais habilidade de captar os nutrientes para o seu corpo você terá”, explica Tais.

Se cozinhar não for o seu forte, você pode inserir o peixe na alimentação da semana com os pratos da Leve Gosto, que oferecem a quantidade certa para uma refeição saudável!

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