Mitos e verdades sobre a dieta low carb!

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Está pensando em perder peso com a dieta low carb? Antes de você ir a um nutricionista e saber se a dieta que restringe o consumo de carboidrato é indicada para você, esclareça todos os estigmas sobre essa forma de alimentação com os mitos e verdades sobre a dieta low carb.

Há perda de massa magra com a dieta

Verdade. Qualquer dieta que mira o emagrecimento pode levar à diminuição da massa magra. Uma forma de evitar isso é aumentando a quantidade de proteínas e gorduras para que haja o aumento do gasto energético. 

A outra forma de evitar a perda da massa magra é com a prática de atividades físicas que envolvam força e resistência muscular.

A dieta low carb é composta apenas por frango e ovo

Mito. Sem neuras, você não irá comer só frango e ovo! A dieta diminui a quantidade de carboidrato, mas isso não quer dizer que você não possa comer alimentos ricos em gorduras e proteínas. 

Entre esses alimentos, você pode colocar no seu prato as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia e nozes), os peixes (salmão, truta e sardinha), as carnes (carne de vaca, cordeiro, frango e porco), as frutas (abacate e coco), o azeite extravirgem, o óleo de coco, os queijos e a manteiga! 

Viu como dá para ter uma refeição variada?

A low carb é ideal para quem quer emagrecer

Verdade. Se você busca a perda de peso, essa dieta pode ajudar você nessa missão! 

A low carb é eficaz na perda de peso, uma vez que diminui a produção de insulina, hormônio que controla o nível de glicose no sangue, e da leptina, hormônio produzido pelas células de gordura que controla o apetite, reduz a ingestão de alimentos e regula o gasto energético. 

A dieta faz mal à saúde cardíaca

Mito. Existe o rumor de que a dieta low carb pode causar problemas cardíacos, entretanto, a alimentação prioriza a ingestão de gorduras boas e do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom, o que preserva e protege o coração. 

Além disso, a dieta diminui os níveis de triglicerídeos, fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas

A low carb sobrecarrega o fígado e rins

Mito. Há estudos que comprovam que a low carb não causa problemas renais em pessoas saudáveis. Contudo, a dieta não é indicada para as pessoas que possuem uma doença renal, uma vez que, como a dieta é rica em proteínas, o fígado não conseguirá metabolizar as substâncias ingeridas. 

A low carb é bastante indicada para pessoas que apresentam gordura no fígado, visto que diminui a quantidade de gordura no órgão. 

Se você quer aliar a dieta low carb à praticidade, conte com a Leve Gosto para refeições rápidas e alinhadas à restrição alimentar!

 

Fonte:  

RAPOSO, H. F., BASSO, L. D., & BERNARDI, J. D. Restrição Alimentar de Carboidratos no Tratamento da Obesidade. Rev. Ciênc. Méd. Campinas, v. 15, n.1, p. 55-67, 2006

CORDEIRO, R., Salles, M.B., AZEVEDO, B.M.  Benefícios e Malefícios da dieta Low Carb. Rev. Sáude em Foco, 2017.

BERALDO, J., GARCIA, l. V., MARFONI, T.G. Impacto da dieta mediterrânea e dieta low carb sobre a síndrome metabólica: uma revisão sistemática. revistaeletronicafunvic.org. 2020

SERRA, T.F., MUNHOZ, M.P., ANJOS, J. C.  Esteatose hepática gordurosa não alcoólica: efeitos da terapua nutricional e prática regular de exercícios físicos como tratamento não medicamentosa. Revista Saúde UniToledo – Araçatuba – SP, v. 4, n. 1, p. 28-44, jul. 2020.

FIUZA, L.S. Dietas Low Carb em praticantes de treinamento resistido: uma versão do praticante. Faculdade Maria Milza Bacharelado em nutrição. 2019.

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